Compartilhando informação

Função SE em excel

Boa noite pessoal

Estou editando este post para melhorar o entendimento do pessoal pois alguns estão tendo dificuldade na interpretação do post.

A função SE faz um teste entre valores determinados e retorna se é VERDADEIRO ou FALSO um exemplo bem simples seria assim:

=SE(2>1,”Maior“,”Menor“)  aqui você determina que o Excel faça a seguinte comparação 2 é maior que 1, se a resposta for VERDADEIRO o Excel retorna MAIOR se for FALSO o Excel retorna MENOR

vamos lá abaixo montei uma planilha para uma turma de alunos onde iremos testar com a função SE, se o aluno esta aprovado ou  reprovado veja imagem abaixo:

1º Passo monte sua planilha.

funcao se img0

2º Passo temos que calcular a média da notas usando a função MEDIA que pega as notas dos 4 bi mestres e divide por 4, certo a fórmula esta na imagem abaixo mas se não conseguir ver a imagem a função e essa: =MEDIA(C5:F5).
Veja que nesta fórmula C5:F5 corresponde as 4 células onde estão as notas dos alunos.

funcao se img1

3º Passo com a média dos alunos agora vamos testar com a FUNÇÃO SE, se o aluno está aprovado ou reprovado a fórmula utilizada e a seguinte:

=SE(H5>=5,D12,D13) aqui testamos se H5 onde está a media do aluno e maior ou igual a 5 depois informamos ao Excel que realize a ação D12 se for VERDADEIRO, senão executa D13 se for FALSO.

D12 e D13 contem as informações que queremos exibir no caso de VERDADEIRO ou FALSO que na nossa planilha está escrito APROVADO ou REPROVADO

mas também poderíamos fazer assim:

=SE(H6>=5,”Aprovado”,”Reprovado”) o resultado aqui e exatamente igual mas com uma diferença nos valores VERDADEIRO ou FALSO escrevemos o que queremos exibir no caso aqui APROVADO ou REPROVADO.

funcao se img2

Até aqui estamos indo bem feito a primeira comparação agora é só arrastar paras as outras células, OPS temos um problema ao fazer isso pois o Excel muda todas as referencias para baixo deixando sua planilha assim:

funcao se img3

e não queremos isso certo, então faça o seguinte quando digitar a fórmula no momento em que você digitar D12 APERTE F4 e tambem ao digitar D13 APERTE F4 isso cria uma referência absoluta para esta duas células não importando quantas linhas você arrastar a formula veja a imagem a seguir com a fórmula corrigida.

funcao se img4

Agora sim já temos um resultado satisfatório veja a imagem abaixo:

funcao se img5

 

Está ai pessoal Função SE revisada e melhorada ai para vocês espero que gostem e até o próximo post.

Grt
DavidGois

Informática gratuita para você.

Comentários em: "Função SE em excel" (1.510)

  1. Cristiano_40 disse:

    boa tarde.
    Estou com um pequeno probleminha…

    na planilha do exel

    tenho os seguintes dados:

    A1 =50
    A2 =50
    A3 =50
    A4 =50
    A5 =50

    Medias = 50
    na célula F10 quero colocar o Aprovado e Reprovado, como proceder, me ajude

    Curtir

  2. Eu sou Senecaut Peter, eu sou um oficial de empréstimo, eu dou empréstimos a indivíduos e empresas, para fins comerciais e pessoais, entre em contato comigo se você estiver precisando de qualquer tipo de empréstimo. Eu concedo empréstimos ao público em geral a uma taxa de juros de 2%. contate-nos através deste endereço de e-mail: autentichomefinance@gmail.com endereço oficial emaiil: info@authenticloanfinance.com

    Curtir

  3. Eu preciso de uma planilha para impressão

    Curtir

  4. Bom dia tenho uma planilha do excel que me traz o periodo de ferias se e esta vencido ou ou noprazo queria incluir nesta formula que quando eu colocar na coluna ao lado o inicio do gozo onde esta vencida ou no prazo fica a informação quitado

    Curtir

  5. Se eu tenho a seguinte situação:

    Credito 500
    Debito 100

    Então

    Saldo Credor
    Saldo Devedor

    Desta forma,

    Saldo credor: se (500 – 100) for positivo, informar o resultado, se for negativo, informar zero

    Saldo Devedor: se (500 – 100) for negativo, informar o resultado, se for positivo , informar zero.

    Há alguma forma de fazer isso?

    Grata desde já.

    Curtir

  6. Pessoal, sou novo com Excel e tenho uma duvida.
    Preciso de uma formula em que o programa defina automaticamente entre 3 opções, tipo:
    Em uma célula sera inserido uma das seguintes palavras: Simples, Media e Grave e na outra célula deve aparecer automaticamente a seguinte informação e pela ordem: 7 dias, 4 dias e 24 horas.
    É possível??

    Curtir

Deixar mensagem para Jose Luis Ramos Cancelar resposta

Cartões com Arte

Um novo conceito em cartões. facebook.com/cartoescomarte.

Nouvelle vie au Canada

Casal em busca do seu sonho de morar no Canadá

Helen C.

Blog, Publicações e Portfólio

Informática Gratuita

Compartilhando informação