Compartilhando informação

Recuperando arquivos

Ataques de vírus, travamentos do computador, travessuras de crianças ou até erros do próprio usuário: Em qualquer uma dessas situações, arquivos importantes podem acabar sendo excluídos do sistema. Mas nem sempre os arquivos estão necessariamente perdidos. A seguir, são apresentados procedimentos que poderão ajudá-lo a localizar e restaurar arquivos excluídos do computador.

Primeiro o mais importante:
Faça uma pesquisa completa em seu computador para assegurar que o arquivo não foi salvo acidentalmente na pasta errada. Muitos programas, como a maioria dos aplicativos Microsoft Office, exibem uma lista dos arquivos utilizados recentemente no menu Arquivo. Portanto, esse é um bom lugar para iniciar a pesquisa. Se o arquivo não aparecer na lista dos que foram utilizados recentemente, experimente realizar uma pesquisa automática no computador, usando o Windows® XP para localizar o arquivo desejado.

Pesquisando arquivos

  1. No menu Iniciar, escolha Pesquisar.
  2. Selecione o tipo de arquivo a ser pesquisado ou simplesmente escolha Todos os arquivos e pastas.
  3. No campo Nome, digite o nome do arquivo a ser localizado. Se não conseguir lembrar o nome exato do arquivo, digite uma parte do nome e a pesquisa mostrará todos os arquivos cujo título contém esse fragmento. Como alternativa, digite uma palavra-chave ou expressão do texto do documento para utilizá-la como critério da pesquisa.
  4. No campo Examinar em, selecione Meu computador. Serão pesquisados todos os diretórios do disco rígido. Para limitar a pesquisa (e torná-la mais rápida), selecione apenas determinadas pastas.
  5. Clique em Pesquisar. Todos os resultados serão apresentados na tela. No caso de obter um número muito grande de resultados, altere o nome do arquivo ou as palavras-chave, ou classifique os arquivos usando outro critério.

Lixeira
Quando você exclui um arquivo no Windows, ele não é removido imediatamente do disco rígido. Ele é colocado na Lixeira, uma área de armazenamento temporário, em que basta apontar e clicar para restaurar o arquivo no sistema.

  1. Clique duas vezes no ícone Lixeira.
  2. Localize e selecione um ou mais arquivos que deseja recuperar.
  3. Abra o menu Arquivo e clique em Restaurar ou clique e arraste o arquivo até o local original ou um novo local.

Porém, quando a Lixeira é esvaziada, o Windows altera o catálogo ou tabela de alocação de arquivos, indicando que o espaço utilizado pelo arquivo excluído está disponível agora para a gravação de novos dados na unidade. Se você não salvou novos arquivos ou instalou novo software após esvaziar a Lixeira, é possível que o arquivo ainda não tenha sido sobregravado e possa ser recuperado por programas de outros fabricantes, como o Norton Utilities. Esse tipo de programa também é de grande ajuda quando o sistema enfrenta problemas mais sérios, como travamentos ou ataques de vírus.
Lembre-se de que arquivos excluídos de mídias removíveis (disquetes ou discos ZIP, por exemplo) não são movidos para a Lixeira. Para restaurá-los, você precisará usar seu programa de recuperação.

Proteja-se

Certamente, é sempre melhor proteger-se da necessidade de recuperar arquivos perdidos, mantendo backups regulares dos arquivos mais importantes. Não é preciso fazer backup de todo o conteúdo do disco rígido. Você ainda deve possuir o seu disco do Windows e os discos-mestres de todos os aplicativos instalados. Eles sempre podem ser utilizados para reinstalar os programas. Mas é uma boa idéia fazer backups dos arquivos que você mesmo criou.
Certamente vale a pena fazer backup destes cinco itens:

  1. Pastas Meus documentos, Minhas músicas e Minhas figuras
  2. Jogos que foram salvos
  3. Qualquer configuração do sistema
  4. Drivers
  5. Tudo que não tenha cópia, como aplicativos cujos discos você não possui mais

Gostou Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informática gratuita para você.

Compartilhando informação

Cartões com Arte

Um novo conceito em cartões. facebook.com/cartoescomarte.

Nouvelle vie au Canada

Casal em busca do seu sonho de morar no Canadá

Informática Gratuita

Compartilhando informação

Red Dreams

Quem disse que meus sonhos não podem ser vermelhos?

%d blogueiros gostam disto: