120 Comentários

Excel- Função de procura

Continuando com os artigos de excel hoje o post vai para uma função muito importante dentro do excel se for usada corretamente

Esta função tem o nome de Procv, procura em banco de dados, bastando apenas que você informe o nome do banco de dados que está em uma planilha do excel separada.

1. abra o excel e crie um arquivo novo.

>> Renomeia a plan1 para Consulta de clientes
>> Renomeia a plan2 para banco de dados

2. Na planilha banco de dados monte a seguinte planilha.

Image Hosted by ImageShack.us
3. Agora teremos que dar um nome para esse grupo de células, e observe que deixei algumas células a mais para futuras inclusões.

Image Hosted by ImageShack.us
4. Depois de Selecionar as células desejadas va no menu Inserir opçao Nome e escolha Definir, e coloque o nome de Consulta e depois clique em adicionar.

5. Agora iremos criar a página que ira acessar a plan banco de dados. Veja a imagem de como foi montado o meu exemplo.

Image Hosted by ImageShack.us

6. Vamos montar a função que fara a procura do dados na plan banco de dados.

Deixe o espaço na frente de nome em branco pois é onde você vai digitar o nome da pessoa que você quer encontrar em seu banco de dados.

começe a fazer a fórmula na frente da célula cidade veja imagem.

Image Hosted by ImageShack.us
faça a fórmula nas outras celulas mas observe que você não mudara muita coisa, pois a fórmula será a mesma que você usou mudando somente o numero da coluna de busca da fórmula

A função 1 =procv(e5;consulta;2;0)

você está mandando o excel fazer uma busca pelo banco de dados CONSULTA
e na coluna 2 ai o excel fara a comparação se o nome digitado é igual ao desta linha e retornara 1 ou o valor existente no campo que no caso é cidade

A função 2 =procv(e5;consulta;3;0)
observe o numero da coluno de busca, isso ira retornar Telefone

A função 3 =procv(e5;consulta;4;0)
observe o numero da coluna de busca, isso ira retornar Divida

A função 4 =procv(e5;consulta;5;0)
observe o numero da coluno de busca, issoira retornar Parcelas

Depois que você montou a planilha basta apenas digitar o nome contido no banco de dados e veja o resultado.

Image Hosted by ImageShack.us

120 comentários em “Excel- Função de procura

  1. Tenho duas planilhas que possuem 4 colunas cada. Preciso de uma formula que o excel faça a pesquisa nas duas planilhas e separe em uma terceira planilha os dados registros repetidos.
    Agradeço e Aguardo
    Ednaldo

    • Sua dúvida é a mesma que eu tenho. Alguém já te informou como se faz isso?
      Se puder envie-me os passos por e-mail

      • Eu tive um problema parecido a pouco tempo, a solução encontrada por mim foi o uso da formula Concatenar e em seguida procura vertical.

        Abraços

  2. O que ele quer saber e o mesmo que eu !
    A pergunta é simples! existe uma formula que busca nome da planilha? “supondo que existam dezenas de planilhas como bancos de dados – procpl ou coisa parecida”.

  3. Olá!
    Tenho uma dúvida.
    Gostaria de montar uma fórmula no Excel mais ou menos assim: fórmula
    coluna A = números dos jogadores,
    coluna B = nomes dos jogadores,
    coluna C = números dos jogadores aleatoriamente,
    coluna D = Resposta (nome dos jogadores da coluna B, relacionados ao número dos jogadores da coluna A, atendendo a ordem aleatória da coluna C).
    exemplo: (em A2 ate A100=número, em B2 ate B100=jogadores, em C2 ate C100=números aleatórios, então em D2 ate D100= resposta nomes, relacionado a coluna A e B, atendendo a aleatoriedade da coluna C.
    Se puderem me ajudar, agradeço.
    Abraços

  4. como eu faço para em vez dos dados do Consulta de clientes estiverem dispostos na vertical, como no exemplo, estivem na horizontal? O que significa o “0″ na formula?

  5. O zero é retorna o valor exato da consulta
    tambem podendo ser usado o 1 que retorna algo parecido não exato

  6. Olá amigo gostei muito das suas explicações. E gostaria de me relacionar com vc, para que me instrua em uma formula de procura. Por favor.

    cleytonpro@gmail.com

  7. OLÁ,
    QUE FUNÇÃO USO PARA ASSOCIAR O NOME DA LOJA VENCEDORA COM SEU VALOR? SENDO QUE GOSTARIA DE EXIBIR SOMENTE O NOME E NÃO O VALOR.

    EX:
    PRODUTO MODELO LOJA1 LOJA2 LOJA3 ‘MENOR VALOR’ ‘LOJA VENCEDORA’
    X X R$1 R$2 R$4 R$1 LOJA 1

  8. Gostaria de saber o que significa o (;) em uma formula exemplo =SE(OU(J5>=G5;J5=0);0;G5-J5

  9. =se(a1=100;”Verdadeiro”;”Falso”) —- fórmula

    { =se(a1=100 }—> Teste lógico

    { ; }—-> Faça

    { “Verdadeiro” }—-> valor retornado de a1 for igual a 100

    { ; }—–> Senão

    { “Falso” }—-> valor retornado de a1 não for igual a 100

  10. BOA TARDE

    tenho um cadastro de Clientes chamado CADCLI

    E queria saber como eu fasso para puxar os dados para outro documento Chamado pedido

    os dados serão Razão Social, CNPJ, IE, END, BAIRRO, CIDADE CEP

    se alguém puder me ajudar agradeço

    • Olá Robi, sei que faz tempo esse teu post, mas preciso fazer o mesmo que você perguntou aí…vc conseguiu solucionar?? Sabes me dizer como devo fazer??? obrigada

  11. olá amigo !!

    preciso de sua ajuda !!

    quero fazer uma planilha de CADASTRO DE REVISTAS

    as colunas vãp ser assim

    REVISTA__NºD REV__ASSUNTO__PAG DO ASSUNTO__

    QUANDO EU

    SELECIONASSE TAL REVISTA FILTRASSE OS ASSUNTOS Q ELA CONTÉM

    OU SE EU

    SELECIONASSE O ASSUNTO ME RETORNASSE NA TELA QUAIS SÃO AS REVISTAS Q EU TENMHO SOBRE ESSE ASSUNTO

  12. Ola,

    tenho uma questao sobre uma formula do excel. Pretendo comparar uma lista pequena com outra maior onde quero verificar se os elementos de uma das listas já se escontram na outra ou nao mas estou com dificuldades. Será que me pode ajudar?

    Luis Coelho

  13. Como posso criar um banco de dados com uma lista de nomes?

  14. tenho que fazer formulario de pedido que contenha um catalogo com imagens que sejam atualizaadas toda semana por causa de estoque teria como colocar a imagem . em uma tabela ou coisa do tipo

  15. não sei se estou fazendo errado, só sei que o resultado está dando: #N/D, nas células, logo após de digitar a fórmula. o0 que posso esta fazendo de errado.

  16. boa tarde, não sei se estou fazendo errado, só sei que o resultado está dando: #N/D, nas células, logo após de digitar a fórmula. o0 que posso esta fazendo de errado.abraço

  17. Gostaria de saber qual função que uso para encontrar um valor numa coluna de acordo com valor da outra. Por exemplo, tenho uma coluna com valores de pressões: 1, 1.2, 1.4, 1.7 aonde respectivamente para cada pressão tem um valor de temperatura, 100, 105, 107, 108. Então quero saber qual a função que uso quando eu digitar o valor da pressão automaticamente ele encontrar o valor da temperatura.

  18. bom dia, estou precisando criar no excel um formulario e que os campos faça uma associacao com um site, estou precisando muito…agradeço muito se puderem me ajudar.
    obrigado.

  19. gostaria de saber como faco para relacionar um numero da coluna A com um nome da coluna B,
    ao digitar um codigo na coluna A, aparecera o nome correspondente na coluna B :

    Exemplo:
    1oo1retirada pro-labore

    grato

  20. tenho uma duvida, no procv
    como faço para relacionar dois valores na hora de colocar VALOR_PROCURADO

  21. Bom dia. Na função PROCV, apesar da formula estar certa (copiada de outra celula que funciona) em alguns produtos o preço relacionado a ele sai apenas isso (#N/D
    ) na celula. Outros produtos saem normal. Tem alguma dica. Grato.

  22. tenho uma planilha com nome e telefones como faço no procv para aparecer os nomes proximos ao consultado.

  23. Na função “SE”, como faço para que o Excel não faça nada no caso de a função ser falsa.

    No casa, “falso” = manter o valor original.

    • Facil

      =SE(TESTELOGICO;”VERDADEIRO”;”FALSO”)

      =SE(EUFORLINDO;”SIM”;””)

      NESSE CASO SE EU FOR LINDO, ESCREVA SIM SE NÃO NÃO ESCREVA NADA.

      O SEGREDO É AS ASPAS SE VC QUISER QUE O RESULTADO SEJA UM TEXTO COLOQUE ENTRE ASPAS. SE NÃO QUER NADA ESCRITO COLOQUE DUAS ASPAS, COMO NO EXEMPLO, REPARE QUE O COMPUTADOR ENTENDE QUE VC QUER QUE A CELULA CONTINUE VAZIA UMA VEZ QUE NÃO TEM NADA ENTRE AS ASPAS.

  24. olá preciso de uma ajuda, teho que fazer 300 tabelas com números aleatórios, como saber se não vai ficar nenhuma repetida?

  25. No começo me bati um pouco para transpassar a função à minha necessidade, mas com um pouquinho de esforço consegui!!

    Muito Obrigada pela ajuda!

    Andréa

  26. amigo…eu seguir todos os passos da aula acima, mas qdo fui a inseri>nome>defenir e digitei o nome consulta depois disso o passo era clicar em adicionar, só q na proporção q cliquei naum apareceu nada, e na aula apareceu o nome consulta de clientes como titulo e as opções: nome, Cidade, Telefone, divida e Parcelas, cada uma em uma celula e aqui no meu naum apareceu isso…
    poderia me explicar o pq disso?
    abraços

  27. como faço um procv, tenho uma pl. e preciso buscar alguns resultado de uma outra pl base que vai me dizer todos os chamado como Concluido e Previsao de atendimento do cliente

    como faço

  28. preciso de umas ajudas no excel, quem manjar bastante e puder me add agradeço

    Missonsupersurf@gmail.com

  29. Preciso de uma formula na função se,que digitando a referencia apareça o produto, cor,tamanho e preço. Se puder ajudar agradeço.

  30. Olá,

    Preciso saber se há alguma forma de buscar as informações de uma linha inteira, por exemplo:

    Tenho uma lista:

    Nota fiscal-Cliente-Nºdesérie modelo1-n°deserie Modelo2
    1 a xxxxxxx
    2 w yyyyyyy

    A minha lista contém aproximadamente 1000 linhas cpom esses dados. Tem alguma fórmula que eu digite em alguma célula o nº de série e ele filtre os dados me mostrando somente o que eu digitei?
    Exemplo:

    Eu digito em uma célula: xxxxxxx e ele me mostra só a linha que eu quero.

    Nota fiscal-Cliente-Nºdesérie modelo1-n°deserie Modelo2
    1 a xxxxxxx

    Aguardo galera!!!!

    Abraçoo

  31. Gostaria de informações para montar uma planilha no qual já tenho clientes cadastrados mas gostaria que qdo adiciona-se um novo cliente ele mandasse para a planilha de fax e de atendimeto. Eu não sei linkar as planilhas e ainda coloquei na frente o valor das vendas semanais para totalizar o valor vendido no final de cada mês de cada cliente, e quero montar para o ano todo.
    Se puder me ajudar agradeço.

  32. Olá

    Gostaria que me ajudassem no seguinte
    Tenho uma tabela mas o procv nao funciona pois a minha tabela nao esta ordenada e queria pesquisar na coluna B o valor maximo e a resposta queria o valor da coluna A, no caso o valor maximo seria 2436 e a resposta seria 57.116

    Mas o procv da-me o ultimo valor 57.14

    57.06 830.9
    57.064 832.9
    57.068 935
    57.072 1022
    57.076 1177.4
    57.08 1354.8
    57.084 1534.2
    57.088 1715.7
    57.092 1892.4
    57.096 2062.2
    57.1 2208.1
    57.104 2320.4
    57.108 2397.1
    57.112 2436.1
    57.116 2436.1
    57.12 2408.1
    57.124 2352.6
    57.128 2288.9
    57.132 2224.5
    57.136 2158.8
    57.14 2090.3

  33. tenho duas planilhas, a primeira com três colunas: matrícula, nome e unidade de trabalho. a segunda com matrícula, nome e valor. só que a primeira planilha tem maio r número de linhas que a primeira.
    Minha pergunta: como faço para colocar na primeira planilha o valor da segunda planilha para as matrículas iguais?

    Agradeço a colaboração.

  34. ola,gostaria de saber como faço,para gerenciar meus arquivos ,sem utilizar a tabela dinamica,uma vez que me perco toda com essa tab.

  35. A.D.P.J.S.A
    Você pode inserir um caixa de listagem criando a célula de controle, dai vc utiliza a função Índice.

    EX: =ÍNDICE(TABELA DE CODIGOS;CELULA DE CONTROLE)

    com isso vc faz um PROCV utilizado o cosigo desejado selecionando assim os itens necessários a sua pesquisa.

  36. Carlos Palha vc pode concatenar seu PROCV

    Tipo Assim:

    =procv(valor;tabela;1;0)&” “=procv(valor;tabela;1;0)

    com relação ao maior valor vc pode usar a função =MÁXIMO() SELECIONANDO ESSE VALOR PARA FORA DA TABELA OCULTANDO ELE E DIRECIONAR O PROCV PARA ELE

  37. Eduardo
    o sinal ; é o mesmo que dizer então/se não
    é o que define a condição.
    EX:

    =se(ab ; (então) ” diferente”;(se não)0)

  38. ISRAEL SALES

    VC PODE UTILIZAR A FUNÇÃO =MAIOR.VALOR()
    DAI CRIAR UM PROCV() UTILIZANDO O VALOR COMO CHAVE TRAZENDO O NOME DA LOJA.

    OUTRA OPÇÃO É UTILIZAR A FUNÇÃO =ÍNDICE() APONTANDO PARA O NOME DA LOJA

  39. eu uso o =procv() para copiar da planilha 2 anotação para outra sem que mude a ordem da pranilha 1, como faço para fazer o mesmo copiando uma planilha da interner.
    ex: tenho uma lista de nomes na planilha 01, e preciso pegar data de nascimento numa planilha que esta na internet, mas só quero as dadas dos nomes da planilha minha no excel. qual formula posso usar para que eu não precise digitar uma a uma, onde digitando esta formula no excel e celecionar todos nome e dada da internet, ele pasa somente as dadas do nome da minha planilha?

  40. Estou precisando de colocar uma fórmula em um controle no qual existem algumas opções tipo assim: enviado/ não enviado; quando enviado tem mais duas opções: C ou I. Logo em seguida eu preciso saber quanto em R$ foi enviado, quanto não foi enviado e dos que foram enviados quais foram para o local C e quais foram para o local I.

    EX:
    Nome valor: enviado/não enviado Local
    Ana Maria 10,00 enviado C
    Patricia 5,00 não enviado
    Marcos 60,00 enviado I
    Antonio 12,00 enviado C
    Marcela 90,00 enviado C

    Preciso de uma fórmula que me informe quantos reais foram enviados para C e quantos foram enviados para I e quantos não foram enviados.

  41. Caro amigo eu sou leigo em excel, e gostaria de montar uma planilha de agenda com função de procura, estou tentando fazê-la como o modelo acima mais não estou conseguindo, se puder me envie um modelo pronto para que eu possa estudar passo a passo

    no caso teria 4 colunas:
    nome, endereço, telefone, e aniversário.

    meu office e 2003

    grato, aguardo respostas.
    Olavo

  42. Olá amigão, eu estou montando uma planilha de controle de meus cds, gostaria que vc me ajudase a como fazer busca dos nomes do artista, minha planilha esta da seguinte forma na na linha horizontal (2) estão em cada bloco o nome de um artista e nas linhas abaixo está o nome do cd, gostaria de saber como achar o nome do artista em minhas buscas, para futuras atualizações de meus cds…

    se possível, conto com sua ajuda Obg.

  43. Bom dia,

    Irmão, você por a caso não teria essa planilha ai já pronta não? não consegui fazer, e to precisando dela com urgência

  44. Bom dia,

    Irmão, você por a caso não teria essa planilha ai já pronta não? não consegui fazer, e to precisando dela com urgência

    adm@grupopirineus.com.br

  45. olá, gostaria de uma formula q creio eu seja muito simples porem nao sei… hehehe

    eh o seguinte, tenho um cadastro de placas de caminhões com os dados modelo do caminhão e transportadora, gostaria apenas de lançar a placa na planilha e e q aparecece o modelo do caminhão e a transportadora…

    teria como????

    obrigado

    • LOA EM CIMA TA EXPLICADO, SÓ QUE O EXEMPLO USADO Não é com caminhao mas é só trocar endereço por modelo e nome por placa.

      Excel- Função de procura
      9 dezembro, 2006 por David Gois

      Continuando com os artigos de excel hoje o post vai para uma função muito importante dentro do excel se for usada corretamente

      Esta função tem o nome de Procv, procura em banco de dados, bastando apenas que você informe o nome do banco de dados que está em uma planilha do excel separada.

      1. abra o excel e crie um arquivo novo.

      >> Renomeia a plan1 para Consulta de clientes
      >> Renomeia a plan2 para banco de dados

      2. Na planilha banco de dados monte a seguinte planilha.

      3. Agora teremos que dar um nome para esse grupo de células, e observe que deixei algumas células a mais para futuras inclusões.

      4. Depois de Selecionar as células desejadas va no menu Inserir opçao Nome e escolha Definir, e coloque o nome de Consulta e depois clique em adicionar.

      5. Agora iremos criar a página que ira acessar a plan banco de dados. Veja a imagem de como foi montado o meu exemplo.

      6. Vamos montar a função que fara a procura do dados na plan banco de dados.

      Deixe o espaço na frente de nome em branco pois é onde você vai digitar o nome da pessoa que você quer encontrar em seu banco de dados.

      começe a fazer a fórmula na frente da célula cidade veja imagem.

      faça a fórmula nas outras celulas mas observe que você não mudara muita coisa, pois a fórmula será a mesma que você usou mudando somente o numero da coluna de busca da fórmula

      A função 1 =procv(e5;consulta;2;0)

      você está mandando o excel fazer uma busca pelo banco de dados CONSULTA
      e na coluna 2 ai o excel fara a comparação se o nome digitado é igual ao desta linha e retornara 1 ou o valor existente no campo que no caso é cidade

      A função 2 =procv(e5;consulta;3;0)
      observe o numero da coluno de busca, isso ira retornar Telefone

      A função 3 =procv(e5;consulta;4;0)
      observe o numero da coluna de busca, isso ira retornar Divida

      A função 4 =procv(e5;consulta;5;0)
      observe o numero da coluno de busca, issoira retornar Parcelas

      Depois que você montou a planilha basta apenas digitar o nome contido no banco de dados e veja o resultado.

  46. Boa noite, estou aprendendo excell e gostaria de saber qual o significado da função mod() e se(), pois estou aprendedo a fazer um calendário de feriados móveis, (pascoa, carnaval e corpus christies).

    Obrigado.

  47. gostaria de saber quais formulas usaria na seguinte situação:

    tenho uma plan final, onde terei os resultados procurados;
    tenho uma plan base de dados, onde temos as informações a procurar;

    na plan final, para uma unica celula tenho dois valores de procura, uma no cabeçalo das colunas, e a outra no cabeçalho das linhas.

    ou seja, a plan, teria que procurar uma referencia da coluna e uma referencia da linha, para resultar em um unico valor na plan final, no caso seria valores cruzados(matriciais).

    agradeço a atenção de quem possa me ajudar.

  48. Vendo produtos cosmesticos, gostaria de uma planilha que tivesse , controle de ,vendas e estoque, com o nome da cleiente , forma de pagamento produto vendido, baixa no estoque automatica. Tenho ja pronta DE CONTROLE DE VENDAS, que conta nome , tipo de pagto ( a vista, che- pre, a receber) ; incluo a cliente , o valor , qdo a vista , dou ok , e seleciono o azul , qdo esta em aberto fica amarelo .
    No final me da o resultado do que tenho a recber. Quero incluir nela , o produto que a cliente comprou e que desse baixa no estoque , poderiam me ajudar .

    grata
    fa costa

  49. Parabéns pelo tutorial. Está excelente!

  50. Olá, como faço pra associar 2 colunas e suas linhas? Tipo: Eu tenho que organizar em ordem alfabetica ,a coluna A e a coluna B sao valores. ex: NOMES na coluna A e IDADE na coluna B. Mas quando eu organizar os nomes da coluna A os valores da B ja estariam associados com os nomes da coluna A. Deu pra entender?

    • Viu Diego, eu não entendi a tua dúvida, pois quando vc seleciona as colunas como no teu exemplo “A” e “B” ao vc mandar o classificar em ordem alfabética as informações da coluna B irão acompanhar.
      Agora se vc não quiser classifcar por ordem alfabetica mas sim por idade basta clicar em classificar pela coluna “B” e escolhe se vc quer do maior para o menor ou menor para o maior.
      Espero ter ajudado.

  51. Bom dia, preciso da sua ajuda.
    Tenho 2 documentos de excel distintos: a facturação e a recebimentos.
    Na tabela facturação tenho várias colunas (data factura, nº factura, nome cliente, contribuinte, valor da factura). na tabela dos recebimentos que tem a data do recebimento e novamente os dados da factura (data factura, nº factura, nome cliente, contribuinte, valor da factura).
    que forma posso utilizar para interligar automaticamente estas duas tabelas para que, nos recebimentos, quando eu coloque o nº da factura aparecam os restantes dados?

    obrigado
    dianadomingos

  52. toh com seguinte situção:

    na coluna “A” estão os nomes.
    na coluna “B” estão os números, como se fosse uma tabela de venda.

    preciso de uma fórmula do excel que me dê o maior numero e o respectivo vendedor.

  53. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO AO INVÉS DE PROCURAR PELO NOME DO CLIENTE, SE TERIA COMO PESQUISAR OS REGISTROS EM UM PERÍODO.

  54. Oi, Bom dia!

    Gostariamos de saber qual uma outra formula, semelhante com a PROCV, mais com funções diferentes.
    URGENTE.

    Obrigada!

  55. Muito obrigada!!

    Sua explicação me ajudou muito!!

  56. oi gostaria de saber qual formula uso para busca pelas letras do alfabeto apartir da digitação uma vez que usando a letra ”a” por exemplo, apartir de um banco de dados ele me mostra todas as possibilidades do ”a”. Como no caso do site do Google, qdo vc colocar algumas letras ele vai te dandos as possibilidades. ok Obrigado, aguardo

  57. Bom dia!

    Estou fazendo uma planilha para controlar meu estoque e gostaria de saber se existe uma formula que pesquisasse o nome do produto ou código e atualizasse a quantidade e o valor na data atual no estoque.
    Exemplo:
    item 1 em 26/05 6 em estoque
    item 1 em 31/05 12 em estoque ; houve uma entrada de 6 peças do produto em 31/05.
    Espero que vcs possam me ajudar.
    Obrigada

  58. Sobre a função (procv), como fazer para retornar todos os valores iguais.
    Ex.: Quero procurar e saber se um mesmo número (texto), aparece em mais de uma pasta de trabalho. E exibir o mesmo com as respectivas referências.

    Quem puder ajudar…

    Obrigado.

  59. Bom dia meus caros amigos,
    Estou com difilcudade em finalizar uma formula no excel e vim pedir a ajuda de vcs…
    Vamos la…
    Tenho dois arquivos do excel x e y…
    no x um arquivo com 30 planilhas (1 para cada dia do mes)…
    no y 12 planilhas (1 para cada mes do ano), sendo que cada planilha listando os dias do mes…
    Preciso puxar os dados digitados na planilha x para a y dia a dia….
    Isso eu fiz….
    Só que quando mudo a pasta onde estão os arquivos de lugar, a formula deixa de funcionar…
    Gostaria de saber se alguem tem alguma ideia de como posso fazer isso sem que eu perca essa formula???

    Grato,

    Wesley Duda

    P.S: Desculpe se postei a duvida no lugar errado!!!

  60. Estou com dificuldades na hora de fazer a procura a 3 imagem
    nao aparece pra mim aguardo mais informacoes…

  61. Pessoal quem tiver alguma dificuldade (e ja vi que muitos de voces o têm) enviam-me por email com todos os detalhes e prometo que ei de vos ajudar…entendo o excel mais ou menos. Um abraço. Tojo Cabo Verde

    rocha21@gmail.com

  62. Minha dúvida é simples (só não sei resolver). rs

    Tenho uma planilha Matriz conforme exemplo:

    1 |Arianne
    2 |Julia
    3 |Bárbara
    4 |Luiza
    5 |Rodrigo

    E tenho uma outra planilha

    Item | Quem recebeu |
    | |
    Sapato| 1 | Arianne |
    meia | 1 | Arianne |
    Blusa | 3 | Bárbara |
    Calça | 5 | Rodrigo |

    Gostaria que ao digitar o numero na coluna de quem recebeu automaticamente já me fornecece no campo ao lado o nome da pessoa! Vincular o número a pessoa entende?

    Pode me ajudar a fazer isso por favor???

    • Além da formula ProcV explicada logo no começo deste post, você pode usar as fórmulas

      ÍNDICE()
      e
      CORRESP()

      EX. (utilizando sua planilha e supondo que ela comece na célula A1):

      escolha duas células fora do intervalo de dados, uma para receber o valor desejado (o número do funcionário) e outra para retornar o nome correspondente, nesse exemplo, células E1 e E2, respectivamente.

      coloque a seguinte fórmula que buscará o nome correspondente ao número fornecido:
      =(ÍNDICE(C1:C5;CORRESP(E1;B1:B5;0))

      digite um número na célula E1 e veja o nome na E2.

      para faciltar você pode dar nome aos intervalos, por exemplo a planilha de funcionários e suas colunas.

      no seu caso se você nomear as coluna A, B e C para “item”, “num”, “nome”, ou o nome que quiser.
      para tanto, selecione o intervalo de nomes (C1:C5) e na caixa CAIXA DE NOME do excel, logo ao lado da caixa de fórmulas, digite “nome” e aperte enter. Faça o mesmo com as outras.

      a fórmula ficaria assim:
      =ÍNDICE(nome;CORRESP(E1;num;0))

      o bom de dar nomes é que eles valem para outras planilhas, ou seja, você pode ter a base de dados em uma planilha e na outra uma “interface” de acesso ao banco.

      da trabalho, mas funciona.
      para buscar outros dados relacionados ao mesmo numero, mude o primeiro parâmetro da fórmula ÍNDICE,
      por exepmlo:

      =ÍNDICE(comissao;CORRESP(E1;num;0))
      ou
      =ÍNDICE(idade;CORRESP(E1;nome;0))

      o ZERO no final da fórmula CORRESP representa se a correspondência é exata ou não. no seu caso, utilize o zero.

      espero ter ajudado.
      abs

  63. Olá! Tenho uma tabela de preços de peças:
    A B C
    Largura Altura Preço
    1 100 100 10,00
    2 100 200 15,00
    3 200 150 22,00
    4 200 300 30,00

    ex: Como faço para procurar o preço de uma peça de largua 100 e altura 200, para que me retorna o valor correspondente =15

    Tipo em outra plan eu digitar assim:

    Largura Altura Preço
    Entrar Entrar E automaticamente me
    a medida a medida retornar
    o preço
    EX:

    100 200 15

    Entenderam… me ajuda.

  64. Olá! Tenho uma tabela de preços de peças:

    Larg. Alt. Preço
    100 100 10,00
    100 200 15,00
    200 150 22,00
    200 300 30,00

    ex: Como faço para procurar o preço de uma peça de largua 100 e altura 200, para que me retorna o valor correspondente =15

    Entenderam… me ajuda.

  65. ,
    Estive pesquisando alguns indicadores em minha empresa, e notei que precisamos de alguns controles paralelos, o ideal é ter um bom sistema mas notei que algumas planilhas que eu faço, está atendo melhor que o sistema implantado, porém estou pecando na hora de exibir relatórios.
    Um colega me passou um arquivo que ele lança todos os dados em uma planilha e realiza uma consulta em outra, só que eu quero “Aprender a pescar e não ganhar o peixe pronto”…rsrsrs

    Exemplo:

    Lanço em uma planilha todos os serviços realizados de manutenção (Data / hora e tipo: mecanica / eletrica / inspeção / Etc)

    Na outra eu quero que quando eu escreva em um campo “Mecanica”, abaixo ele vai discriminar todos os apontamentos que tem como tipo “Mecanica”.

    Sei que é possível, mas não sei se é com filtro avançado ou como fazer … se puder me ajudar vai uma´dúvida a menos no Excel…

    Grato!

  66. Prezados,

    (urgente)

    Tenho a seguinte planilha de funcionários (+-7000 pessoas): Nome – UF – Cidade – Localização (se desligado, aposentado, na filial ou na matriz) – Cargo – Gerência.

    Necessito com urgência montar uma planila com número, da seguinte forma: quantos preenchem o requisito: RJ – Macaé – Filial – Gerente administrativo – Gerência de Contabilidade. Quantos preenchem o requisito: RJ – São Gonçalo – Aposentado – Assistente – Gerência Financeira.

    Agradeço imensamente!

  67. Bom tenho uma planilha certo, contém Relatorio de vendas; produtos cadastrados e clientes cadastrados. Eu quero que quando eu digitar apareça os produtos cadastrados no relatorio de vendas, nao sei que formula usar para essa cituação.

    Por Favor; Obrigado

  68. Preciso de ajuda!

    Tenho uma planilha e 5 colunas. Em cada coluna estão listados os nomes de clientes de 5 diretores diferentes. Queria efetuar uma comparação entre cada coluna.

    Exemplo: sei que o nome “Ronaldo Fenômeno” aparece mais de uma vez só que fazer essa busca manualmente iria demandar muito tempo.

    Existe alguma possibilidade de criar uma fórmula para encontrar esses nomes repetidos ou até mesmo marcá-los com cor de fonte diferente?

    Agradeço a atenção de tds!!!!

  69. Olá!
    Tenho uma planilha pronta com o cadastro de produtos e serve como referência para outra de vendas na mesma pasta de trabalho. Gostaria de ajuda para desenvolver um código para baixar estoque. Juntando partes de códigos dos amigos consegui desenvolver uma macro que salva altomaticamente onde gostaria de complementar com a baixa no estoque. Na planilha de vendas utilizo a função SEERRO e PROCV para obter descriminação e valores a partir de um código digitado que é procurado em três colunas diferentes {SEERRO(PROCV(C20; ListaCodProdFornecedor; 4; FALSO); SEERRO(PROCV(C20; ListaCodProduto; 3; FALSO); PROCV(C20; ListaCodBarras; 2; FALSO)))}. Gostaria que ao executar uma macro diminuisse a quantidade vendida na coluna estoque na linha de cada código na planilha de procura.
    Desde já agradeço a ajuda.

  70. Bom dia,gostaria saber se existe um jeito de elaborar uma planilha com 20 numeros e depois elaborar outras 80 com quinze numeros escolhidos aleatoriamente entre este 20 numeros escolhido anteriormente.
    Agradeço desde já pela ajuda.

  71. [...] Excel- Função de procura dezembro, 2006 78 comentários [...]

  72. Boa tarde,

    Preciso de ajuda…
    Tenho uma tabela em excel

    A2 B2
    Nome telefone

    Eu quero que noutra célula(C4) se eu colocar nome, na célula C5 coloque automaticamente o numero de telefone que corresponde aquele nome.

    Obrigado

    • PTGREEN,

      Fica fácil você fazer isso utilizando a função procv.

      Exemplo: na célula C5 coloque a formula:

      =PROCV(C4;A1:B3;2;0)

      Quando digitar o nome na C4 irá aparecer o telefone.

  73. Bom dia, gostaria de saber como faço para buscar varias peças num banco EX.: tenho um banco com nome, dados valor e etc, gostaria de fazer uma busca onde coloco o nº serviço, ele traz todas as peças que foram trocadas na quele serviço, linha a linha, como uma procura no PROCV, a diferença é que com o codigo de seviço ele não vai me trazer somente uma peça, ele vai me trazer todas por linha, por favor se tiver como me ajudar, estou precisando muito.

    Obrigado

  74. Estou fazendo um cadastro de controle diário, onde alguns nomes se repetem em datas diferentes.
    Como faço uma fórmula de pesquisa que listem esses nomes iguais, nas datas diferentes?
    A função PROCV sempre traz os mesmos resultados

  75. Olá, bom dia!

    Tenho uma planilha no Excel 2003 assim:
    A2:A10 tenho matricula dos func.
    B2:B10 tenho nome do funcionário
    C1:I1 tenho os dias (14/03 até 20/03)
    (C2:C10)(I2:I10) tenho que preencher os valores
    J2:J10 Total dos valores recebido por cada funcionário

    Eu quero fazer uma outra planilha usando os dados da planilha a cima,mas que só desça matrícula,nomes e o valor total que cada funcionário irá receber.

    Peço uma ajuda de Vcs.

  76. Olá, bom dia!

    Tenho uma planilha no Excel 2003 assim:
    A2:A10 tenho matricula dos func.
    B2:B10 tenho nome do funcionário
    C1:I1 tenho os dias (14/03 até 20/03)
    (C2:C10)(I2:I10) tenho que preencher os valores
    J2:J10 Total dos valores recebido por cada funcionário

    Eu quero fazer uma outra planilha abaixo usando os dados da planilha a cima,mas que só desça os dados e valores de quem vai receber,os que não trabalharam não é necessário.

    Peço uma ajuda de Vcs.

  77. Bom dia, estou com um problema. Preparo tabelas no Excel para emiti-las para diretoria, tabelas que relacionam projetos e suas execuções. Diariamente tenho que atualizar essas tabelas para emissão, atualizo a partir de uma consulta no Access que copio para o Excel. Então faço da seguinte forma: na planilha onde está a tabela que enviei no dia anterior, abaixo desta, colo esse resultado da consulta do Access, que fica também em forma de tabela. Os campos (colunas) que diferenciam os projetos são “Solicitação” (que contém datas, cujo formato de data é como no exemplo: a data 4/5/11, aparece 04-mai-11) e “Planilha” (formato “Geral”, pois tem caracteres compostos de letras e números inteiros). Então eu tenho que colar a tabela que extraio do Access no Excel e lá já ter uma função que compare cada célula das colunas “Solicitação” e “Planilha” às colunas “Solicitação” e “Planilha” da que já se encontra nesta planilha do Excel.
    Primeira estranheza minha foi quando fiz um =PROCV(A90;A$3:A$87;1;0) direcionado às colunas “Solicitação” (cujos conteúdos são datas) e o resultado foi 40667 até 40688, não contemplando todos os números deste intervalo; mas ignorei esse resultado, considerei que deveria estar correto embora não o tenha entendido. O =PROCV(B90;B$1:B$86;1;0) foi direcionado para o campo “Planilha” que contém os nomes dos projetos e o resultado foi satisfatório.
    Mas não bastava ter dois resultados de “procv’s” diferentes, tinha que concatenar as duas funções, pois a presença ou não é determinada a partir do projeto naquela respectiva data, então fiz a função: =PROCV(B90;B$1:B$86;1;0)&””=PROCV(A90;A$3:A$87;1;0); que retornou FALSO para todos os projetos, mesmo estando eles nas duas tabelas. O QUE POSSO FAZER?

  78. Bom dia!
    minha duvida é a seguinte:
    Ao digita a palavra “poste”(C1, plan2) em uma das celulas da coluna A3:A24 da plan1 na coluna de nome “TIPO”(A3), fazer com que o excel busque a celula A24 da plan2 e a insira automaticamente na mesma linha a frente de onde foi digitada a palavra “poste”, na coluna que se refere a “quantidade”(B3) o mesmo com a celula B24 Plan2 em D²(c3), C24 Plan2 em M(D4), D24 Plan2 em cons(E4) e E24 Plan2 em total(F4). Todos na mesma linha onde estiver a palavra poste. Agora, se digitar a palavra “cabo”, tambem nesse intervalo de A3:A24 da plan1, reconhecer os valores da da ultima linha (24) da Plan3, igual como no exemplo da palavra “poste”.
    Nao sei se soube explicar, por isso coloquei um arquivo no 4shared pra ver se ajuda.
    http://www.4shared.com/folder/H7Ui8A7T/_online.html

  79. Bom dia
    Tenho outra duvida:
    Sobre a funçao proc: “Se PROC não localizar o valor_procurado, ele coincidirá com o maior valor em vetor_proc que for menor ou igual a valor_procurado”.
    Entao:
    Eu preciso que ao invez de proc, quando nao achar o valor procurado ele busque o maior maior valor em vetor_proc que for maior que o procurado ou igual é claro quando o encontrar.
    Se nao for possivel com a funçao proc, que seja qualquer outra.
    grato!

  80. muito bom esse teu passo a passo
    bem explicado
    me foi muito util o programa
    flw

  81. ola a todos… estou com um problema na criacao, na vdd nao sei fazer direito e gostaria se alguem pudesse me ajudar mandem pra mim um explicativo do que eu necessito..enfim, quero fazer um cadastro de clientes com informacoes de telefone, numero do beneficio, cpf, data nascimento, quando esse cliente fez o emprestimo comigo e que a planilha possa me lembrar uma data para que eu possa entrar em contato com esse cliente mais adiante..ex.. fiz o cadastro dele em janeiro, porem esse cliente eu so posso ajudar ele em outubro, gostaria que quando chegasse em outubro a planilha me lembrasse que tenho que ligar para esse tal cliente, possuo uma loja de emprestimos se alguem puder me ajudar agradeço..

    robertomferrari@hotmail.com

  82. Boas gostaria de fazer em excel um trabalho de ocupação de linhas, ou seja, tenho uma estação ferroviária que recebe comboios que depois irão fazer outros numa determinada linha e num gráfico dar-me-ía , com entrada/saída dos tais comboios uma visão para que eu pudesse escolher a linha livre para receber outros comboios ou para planear o dia inteiro. Tenho já feito um gráfico de ocupações que é feito de modo manual, e comecei uma folha para que seja de modo automático mas não passo da 1ª linha. À alguma hipótese de mandar esse trabalho e de me dizerem se é possível fazer isso?

  83. galera,
    Alguem poderia me dizer uma formaula para eu puxar de outra planilha o nome das cidades atraves do codigo exemplo:

    tenho na Planilha 1
    Rota Cidade
    1 Santos
    1 São Jose
    1 Campinas
    1 Jacarei
    2 Guarulhos
    2 Atibaia

    Em outra planilha em pretento procuras pelo codigo e listar as cidades:
    Exemplo Procure na planilha um as cidades da rota 1 e listá-las uma em cada linha.
    Alguem pode me ajudar?

  84. Bom dia caros colegas,

    Necessito de uma função que procure em uma planilha de 12 mil números um número qualquer, porém existem várias colunas, portanto a PROCV, não funcionará pra mim, e a PROC, que seria o óbivo, parece não funcionar corretamente com uma planilha tão grande, pois ela mostra que existe números que nem estão contemplados na planilha.

  85. Muiiiiiiiiito Obrigada, foi de Grande ajuda *-*

  86. E o que a gente faz quando existe 3 clientes com o mesmo nome mas com os demais dados diferentes? Como seria para que a planilha NOME nos mostrasse os 3 clintes,ou mais, com os seus respectivos dados….

  87. Bom dia amigos tudo bem?

    Estou com uma dúvida pois tenho uma planilha de acidentes de trabalho e gostaria de saber como faço quando ao digitar a matrícula e o nome do mesmo funcionário pela segunda vez a cor desses dados ficarem diferentes.

    Desde já agradeço a todos e um grande abraço.

  88. oiii eu \estou terminando a parte do banco de dados mas tenho uma duvida tenho que cadastrar um por um os meus clientes no consulta de clientes no e como faço isso. pois segui o exemplo de como fazer a planilha mas so consigo encontrar o primeiro nome que esta no banco de dados os outros nao. o que fiz de errado?

  89. ACHEI SUA FORMULA UMA COISA ESTRANHA, MONTEI VARIAS VEZES E NÃO DEU CERTO!!!

  90. Não Consegui fazer funcionar

    por gentileza me manda o link da foto da seguinte operação

    5. Agora iremos criar a página que ira acessar a plan banco de dados. Veja a imagem de como foi montado o meu exemplo.

    olha a minha foto como montei igualmente mas nao da certo pq será??

    http://imageshack.us/photo/my-images/196/consultadeclientes.jpg/

  91. Boa noite, tenho uma planilha com dados numericos que busco de um site da internet, faço isso manualmente todos dias, tem alguma maneira de automatizar essa busca da minha planilha com os dados do site que não é de minha autoria?

  92. Tenho uma duvida
    estou fazendo uma tabela de armazenamento de dados cadastrais.
    onde tenho como titulos
    nome | telefone | endereço | sexo|

    os dados podem se repetir, ou seja posso ter 2 ou mais lucas com o mesmo
    com telefones diferentes

    quero saber se tem como eu busca a palavra lucas e mostra os dois lucas e os dois telefones.

  93. não consegui utilizar as mesmas intruções para função procura.
    No menu Inserir da versão excel 2007 não possui as opções.
    Você teria o caminho para essa função para versão 2007?

  94. CALCULO DIÂMETRO ELETRODUTO
    2 3 4 5 6 7 8 9 10
    1,5 16 16 16 16 16 16 20 20 20
    2,5 16 16 16 20 20 20 20 25 25
    4 16 16 20 20 20 25 25 25 25
    6 16 20 20 25 25 25 25 32 32
    10 20 20 25 25 32 32 32 40 40
    16 20 25 25 32 32 40 40 40 40
    25 25 32 32 40 40 40 50 50 50
    35 25 32 40 40 50 50 50 50 60
    50 32 40 40 50 50 60 60 60 75
    70 40 40 50 60 60 60 75 75 75
    95 40 50 60 60 75 75 75 85 85
    120 50 50 60 75 75 75 85 85
    150 50 60 75 75 85 85
    185 50 75 75 85 85
    240 60 75 85

    Boa Tarde a tds.. Estou com um problema e ja vasculhei a net, mas ateh agora não consegui uma solução… A tabela acima é formada por linhas e colunas aonde 1,5, 2,5 etc… é a coluna e 2, 3 4 é a linha…. Estou precisando d um comando aonde em uma outra parte ele analise os dados e identifique, por exemplo “na coluna o numero 10″ e na linha o numero 7, retornando o valor 32. Alguem poderia me ajudar??

    • Consegui a resposta e funfou…. Obrigado a tds!!

      Olá Issao.
      Você pode usar as duas funções conjuntamente.
      Quando Vc usa Procv, Vc tem de informar o número da coluna da qual deseja obter os dados. Então, neste momento Vc usa a função Proch.
      Supondo que esta seja uma tabela que vai de 1 a 12 (colunas A a M) começando da célula A1.
      Períod 1 2 3 4 5
      2000 45 46,86 48,79 50,81 52,91
      2001 12 12,50 13,01 13,55 14,11
      2002 56 58,31 60,72 63,23 65,84
      2003 89 92,68 96,50 100,49 104,64

      Supondo, também, que na célula A9 seja digitada uma data (01/02/2002), o resultado deveria ser 58,31

      Neste exemplo, a fórmula ficou assim:
      =PROCV(ANO(A9);A1:M5;PROCH((MÊS(A9)+1);A1:M1;1;0);0)

      Espero ter contribuído.

  95. Para cada IPI e ICMS específico eu tenho um fator multiplicativo conforme tabela abaixo. Gostaria de saber se existe alguma fórmula em Excel que se eu utilizasse uma outra planilha com o campo IPI e ICMS e que automaticamente ele puxasse pra mim o fator multiplicativo cruzado entre os dados da planilha.

    IPI/ICMS 14,00% 8,80% 7,00% 12,00% 19,…
    0,00% 1,16279 1,22026 1,19403 1,26984 …
    2,00% 1,30770 1,22288 1,19603 1,27372 …
    5,00% 1,31492 1,10181 1,19904 1,27959 …
    6,00% 1,31735 1,22817 1,20005 1,28156 …
    8,00% 1,32223 1,23083 1,20207 1,28551 …

  96. Gostaria de Saber como Faço para colocar um campo Busca, onde eu digite por exemplo “camera” ele busque no banco de dados todas as LINHAS que contem a informação camera.

  97. gostaria de saber ,na primeira linha no excel ou varias linhas, tenho 20 colunas com numeros diferentes, como eu faço para colsultar se realmente tem 15 numeros que procuro ,violinolimaliga@gmail.com, desde ja agradeço ,, aguardo,,

  98. NAO CONSEGUI APLICAR AS FORMULAS NA MINHA PLANILHA

  99. Olá David…

    eu estou tentando aplicar este exemplo seu, porém acontece um erro (e este erro também está presente no seu exemplo). Quando eu digito o nome, os resultados aparecem sim, mas do nome seguinte ao digitado e não a do correspondente nome… no seu caso vc digitou Marcos e apareceram os dados do Carlos…

    pode nos ajudar?

    Abraço

  100. bom pessoal gostaria que alguem me ajudasse com uma formula – preciso criar uma formula que localiza-se dentro de uma coluna Exemplo:A1:A150 os valores maiores que 3,1 e menores que 6,0 assim encontrar os valores fazer a media
    por favor
    preciso ajuda
    Obrigado

  101. Ola, no caso da explicação acima, se o nome se repetir, como fazer para que apareça os dois?

  102. como faço para fazer uma busca de uma parte do nome, por exemplo: “jose da silva”, jose de Souza, jose luiz….. no caso eu digito jose e teria que aparecer todas as opções.

  103. Olá, gostaria de uma ajuda para fazer uma planilha… Ex. Na coluna D10 tenho um numero de documento e gostaria que na coluna ao lado aparecesse o nome do dono de tal documento. Como faço para vincular um numero a um nome?
    Aguardo

    Obrigada

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 64 outros seguidores

